sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

~Conservadores de facebook~ #01



Desculpa pela ausência pessoal, tava atolado em trabalhos da faculdade e com um bloqueio criativo, mas estou de volta  aqui e espero que o resto do pessoal volte a postar logo também.

Ficar sem escrever não significa que fiquei sem fazer nada por aqui, dediquei meu tempo à leitura, inclusive dos meus próprios textos. Cheguei à conclusão  de que sempre que escolhia alguma coisa pra criticar, falava sobre  algo relativo à esquerda (feminismo e movimento negro não tem necessariamente uma ligação direta com a esquerda, mas os movimentos sempre costumam andar de mãos dadas). Essa minha tendência acabou por me fazer ser alvo de piadinhas entre meus amigos e por acusações de pessoas de fora. “Reacionário”, “Fascista” “Guerreiro Da Real” e por aí vai.

 Não sei se “acusação” é a palavra certa pra esses adjetivos ligados a mim, pois a maioria deles não precisa necessariamente ser encarada como uma ofensa, e eu não levei pra esse lado (só fico puto quando me comparam com o Malafaia, mas aí é pra outro texto). A única reação que tive  foi pensar que já estava na hora de eu falar da Direita, ou das falhas, ou, mais especificamente, da gente retardada que eu adoro falar por aqui.

Se eu tentasse resumir em um texto só todos os argumentos e absurdos dos conservadores de plantão, ficaria uma coisa grande e cansativa, por isso decidi que farei uma série de textos sobre isso. Nesse momento vocês estão lendo a parte um, as outras serão postadas durante o mês, e vai durar enquanto existir assunto pra ser dito, espero ter um feedback bacana e boas sugestões por parte dos leitores.
Chega de delongas, vamos pro que interessa. :)

Primeiro, gostaria de ser claro em um  ponto que talvez eu não tenha sido antes, EU NÃO SEI QUAL É A MINHA POSIÇÃO POLÍTICA. Acho que sou muito novo pra ter uma formação política sólida, por isso sempre que posso leio mais sobre cada uma e tento pegar elementos que eu concorde ou discorde
Segundo, conceituar ideologia política é uma parada complicada, sempre vai ter alguém que vai dizer que eu escolhi um conceito inadequado. Pra facilitar, eu vou dar o conceito de “Direita” que vai ser aplicado nos próximos textos dessa série:

Postura Política anti-esquerda (anti-comunista, anti-PT, anti-Marx, por aí vai),  podendo ser liberal economicamente, mas conservadora socialmente e em assuntos relativos à escolhas individuais  (se distanciando de doutrinas como o libertarianismo). Posições com fortes tendências religiosas e baixa tolerância com diferenças.

Agora o que interessa (perdoem-me pela enrolação)

Se eu tivesse que escolher um adjetivo para definir os esquerdistas  radicais de internet, acredito que usaria a palavra “implicante”, quero dizer, até posso dizer que geralmente eles tem noção do que estão falando, mas escolhem coisas chulas demais para criticar, aumentando problemas que já estão perto de serem resolvidos (sim, eu sei que uma galera discorda). Agora, se eu tiver que escolher um adjetivo para os direita-conservadores de internet, eu ficaria realmente indeciso entre LUNÁTICO, MALUCO, e todas as variáveis que enfoquem em distúrbios mentais. Se de um lado a esquerda exagera alguns problemas que já estão bem menores, gente de direita  gosta de INVENTAR problemas que nunca existiram, seja quando fala que existe uma “branco-fobia” ou “heterofobia” ou quando afirma que vivemos em um  “Matriarcado” ou “Ditadura Feminista”.

Uma  pequena zapeada nas páginas de facebook denominadas de “direita” ou  "conservadoras" e eu vi cada imagem e comentário absurdo, desde teorias mirabolantes como “ a  conspiração de mulheres  depravadas comunistas que pretendem perverter a sociedade brasileira para aceitar o casamento gay e vender a Amazônia para os “marxistas norte- americanos” (EU NÃO TO BRINCANDO) até imagens moralistas que mandam homossexuais tomarem vergonha na cara se quiserem ser respeitados na rua, basicamente dizendo que eles não deveriam se beijar em espaço público. Deve ter alguém lendo que acha que eu peguei pelo absurdo e pela minoria, mas quando uma página tem DEZENAS DE MILHARES de curtir e compartilhamentos, acredito que já seja possível pegar como um objeto de estudo próprio.



Agora (finalmente)  vamos para os tipos de “conservadores de facebook”


1. Paga paus de PM 



Herói mais comum: Capitão Nascimento do 1º filme, ao ponto de utilizar muitas citações dele como
argumento para vários assuntos, como tráfico de drogas (É VOCÊ QUE FINANCIA ESSA PORRA!!!!!!), quando o personagem muda o foco para os políticos no segundo filme, alguns disseram que ele “arregou”.

Essa categoria engloba todos aqueles que compartilham foto de militares e policiais com os dizeres “ESTOU AQUI PRA PROTEGER A SUA FAMÍLIA”. É o tipo de gente que  endeusa militares ao mesmo tempo que demoniza qualquer pessoa que comete atos ilícitos, não pode ver um caso violento envolvendo “de menor” que já começa a falar de diminuir a idade penal e introduzir pena de morte, e chegam a aplaudir quando casos de policiais executando pessoas vai pra mídia. 


Não podem ver um ex presidiário se dando bem na vida que já acham que é injustiça, que o Brasil precisa “acordar”, que é tudo culpa da globo e da mídia que quer passar a ideia subliminar que “o crime compensa”

 Esquecem, óbvio, que a prisão não serve pra torturar e humilhar ninguém (embora seja geralmente isso que aconteça), a função social dela está justamente em devolver os indivíduos para a sociedade de forma que eles possam “se dar bem na vida”. Também parecem não entender que a pobreza , marginalização e consequentemente a criminalidade são uma construção sócio-econômica, influenciamos a pessoa a ser violenta e depois a punimos. 

Os heróis mais repetidos dessa categoria tem um curioso ponto em comum, A MAIORIA NEM EXISTE, dá vontade de rir de gente que usa como principal argumento citações de CAPITÃO NASCIMENTO, ou até mesmo de  YAGAMI RAITO (aquele cara do death note). Uma vez estava discutindo sobre isso com um cara e ele veio me dizer a seguinte frase:

(parafraseando)
"VOCÊ DEFENDE BANDIDO PORQUE FICA CAINDO NA DE FILME AMERICANO E DA GLOBO QUE QUER FAZER BANDIDO DE SANTINHO, VOU TE CONTAR UMA COISA, NÃO DÁ PRA FUGIR DO CRIME QUANDO VOCÊ ENTRA, EU MESMO ESTAVA JOGANDO UM DIA DESSES UM JOGO DE XBOX E...."

SÉRIO BICHO EU NÃO TO BRINCANDO O CARA USOU UM JOGO DE VIDEOGAME COMO ARGUMENTO AUHEUAHUEUAEEAIUHEUAHE

Cara, se o único exemplo que você consegue tirar da sua cabeça é um pedaço de jogo de videogame, desculpa, mas você tá mal de argumentos. 


Esse tipo de atitude, opinião e comportamento de classe média conservadora reflete indivíduos satisfeitos em exercer a sua indiferença para com os problemas sociais, mas que precisam se justificar de algum jeito para não sentir culpa. É bem mais fácil assumir que todos que cometem crimes são criaturas vis e malvadas, que possuem “sangue de vagabundo” (vi isso em um comentário de imagem), como se apenas a classe média e alta tivessem bom coração.
Então é isso pessoal , esperem  a segunda parte desta série por estes dias, quem quiser dar alguma sugestão é só publicar no mural da nossa página do facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário