sábado, 16 de fevereiro de 2013

Silas Malafaia e seu registro de psicólogo.



Nas últimas semanas, foi pro ar uma entrevista do Silas Malafaia no SBT, no programa da Maria Gabriela, o vídeo foi upado na internet e logo teve centenas de milhares de visualizações.  Sempre que qualquer absurdo é publicada em nome de malafaia, seja suas manifestações no youtube, seja suas discussões com o deputado ex BBB, coloca-se na mesa algum projeto para que se casse o registro de psicólogo dele.

Eu não era a favor deste tipo de coisa, visto que costumo defender que cada um tem o direito de falar o que bem entender, e atitudes contra o pastor Silas malafaia seriam um pecado contra a liberdade de expressão, por mais que o mundo seria melhor se ele nunca tivesse abrido a boca pra começo de conversa. Mas o meu texto não é pra silenciar o PASTOR SILAS, quem tem que calar a boca urgentemente é o PSICOLÓGO Silas.

“Ah, mas qual é a diferença?”

O registro como psicólogo do Malafaia dá pra ele mais um instrumento para convencer pessoas humildes que o que ele fala tem fundamento. “Ah, ele é psicólogo, entende a mente humana, por isso que ele fala que homossexual é doente”.  Pessoas sem muita instrução não costumam contestar  “especialistas”, apenas tomam seu discurso como verdade. Esse tipo de atitude é nociva quando um dito psicólogo propaga ideias tão alheias à área (no fim do texto tem um link explicando melhor isso).

Se ele quer continuar sendo homofóbico, isto é outra conversa, cada vez mais acredito que deve ter algum tipo de regulamentação pra esse tipo de lunático (to mudando de ideia, eu sei –q), mas que ele não intercale o seu discurso com mimimi de “eu sou psicólogo”. Pelo pouco que eu sei da profissão pelos seis meses que eu fiz de curso, um verdadeiro profissional da psicologia tenta fazer o seu paciente se aceitar, e não jogar juízos de valor baseado em crenças religiosas.

Fora que né,  não é como se a gente tivesse tirando o pão pra alimentar os filhos dele, há tempos o pastor não ganha dinheiro como psicólogo, e mesmo assim tem uma fortuna estipulada pela revista FORBES de 150 milhões, que ele rebateu na entrevista dizendo que era SÓ quatro,  como se isto significasse que ele deixava de ser rico. Se ele mesmo se diz “o pastor que mais vende DVD no Brasil”, que questão toda ele faz de um registro ?  Porque não esperar que as pessoas o procurem como líder espiritual ao invés de psicólogo?

A verdade é que o silas se ofende e faz algazarra porque sabe que é um profissional que depende da fé dos outros, e perdendo seu registro, estará perdendo também grande parte de sua credibilidade, consequentemente boa parte dos fiéis, e grande parte do seu dinheiro. Seria tão absurdo se fosse um pastor formado em medicina dizendo pra o fiel com câncer não procurar ajuda e ter fé em deus. Acredito que se Silas não sofrer sanções como profissional, será um insulto à todos os psicólogos do Brasil, como se qualquer picareta pudesse atuar como um.
Obter um diploma nãp é a única prova concreta de que alguém é apto para tratar outros, atitudes também o são, e todos sabemos que o pastor silas não tem a ficha muito limpa.
Fontes:
Conselho Federal de psicologia Repudia Silas Malafaia:
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/02/conselho-federal-de-psicologia-repudia-silas-malafaia.html
Entrevista do silas:
http://www.youtube.com/watch?v=f9PRxx1qghE

Nenhum comentário:

Postar um comentário