segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Jair bolsonaro, estatuto do encarcerado e sistema prisional brasileiro



Aproveitando a deixa do meu texto anterior sobre “paga pau de PM”, vi um vídeo de dezembro do ano passado que ainda circula nas redes sociais

O vídeo é com o deputado Jair Bolsonaro na câmara dos deputados falando sobre o projeto de lei que institui o “estatuto do encarcerado”, afirmando que o projeto é um absurdo, e citando cada vários itens com desdém. Só o link pra esse vídeo no facebook tem DEZENAS DE MILHARES de compartilhamentos, e a maioria dos comentários o enchem de elogios.

Antes de mais nada, esses são os itens que o deputado leu no vídeo, como sendo “direitos dos presos”
-Alojamento individual
-Alimentação de boa qualidade preparada por nutricionista
-Artigos de vestuário.
-Artigos de higiene como creme hidratante, shampoo e condicionador.
-Direito a visitar familiares com doença grave (com escolta policial)
-Remuneração.
-Para cada 400 presos: 7 médicos, 3 enfermeiros, 3 odontólogos, 3 psicólogos, 3 nutricionistas, 12 professores, 6 auxiliares de enfermagem, 20 instrutores técnico-profissionalizantes.
-dia 25 de junho para ser o dia do encarcerado.

Só eu acho que não tem necessidade de mimimi? Esse projeto de lei garante o mínimo de direitos para o encarcerado cumprir a sua pena com dignidade,  e sair de lá recuperado da vida de crimes. O sistema prisional Brasileiro é uma falha, as prisões estão lotadas porque estão cheias de presos reincidentes  e a população parece não dar a mínima , no máximo dizem que “vagabundo não tem jeito”, ou que seria melhor instituir pena de morte,  porque aparentemente matar a pessoa é mais fácil do que tentar recuperá-la.

 Analise a seguinte situação:

João comete um delito leve e vai parar na cadeia, lá dentro sofre com a violência e com as péssimas condições de higiene e saúde, habitando uma cela superlotada e vivendo que nem um animal. Após cumprir a sua pena, percebe que continua tão despreparado para arrumar um emprego quanto antes, e que agora que é ex-detento ninguém vai querer contratar ele mesmo. Sem opção, ele volta à vida de crimes até eventualmente cair na cadeia, ficando mais violento cada vez que isso acontece.

Eu conheço vários casos como o do João, pessoas como ele contribuem e muito para a lotação dos presídios brasileiros, as prisões estão sempre cheias porque não oferecem ajuda alguma para a pessoa sair de lá com condições para não precisar voltar mais. O ambiente carcerário não era pra ser o “lugar pro filho da puta se fuder até tomar vergonha na cara”, porque isso não ajuda ninguém, não ajuda o encarcerado, que vai continuar sofrendo dentro e fora da cadeia, e não ajuda a população “de bem”, que fica a mercê de bandidos super violentos fabricados por um sistema prisional falho.

Se o problema é que "o povo brasileiro não pode pagar isso", não precisam se desesperar, em vários lugares mundo afora detentos realizam funções dentro do presídio para custear celas muito mais luxuosas do que este estatuto pretende fazer. Colocar o sujeito para realizar uma atividade profissional além de "pagar" sua estadia, ainda o prepara melhor para o mercado de trabalho lá fora.

Jair não tá nem aí com isso, implica até com o direito do detento visitar familiar enfermo, se estivesse no lugar do detento, será que acharia justo? Como um deputado que se intitula o “deputado da família brasileira” pode ser tão cruel com a família dos presidiários? Essa contradição só encontra resposta quando entendemos que o conceito de família aplicado pelo parlamentar é dotado de uma série de preconceitos e moralismos antiquados, para ele infrator não tem família, porque pra começo de conversa infrator nem é gente.

No tal vídeo, ele tratou com desdém itens como HIGIENE, ALIMENTAÇÃO BALANCEADA , VESTIMENTA E ATENDIMENTO MÉDICO  DE QUALIDADE, isso não é mordomia, deveria ser direito básico de todo ser humano, principalmente em um lugar financiado diretamente pelo estado.  O pior que este comportamento nem é  de se surpreender vindo de um cara que afirmou em entrevista que um grande erro na ditadura foi “torturar e não matar”, e que é “preconceituoso com orgulho”. Se tem uma certeza que eu tomo nessa vida é a de que quase todo político que se diz “aliado da família Brasileira” é um tremendo idiota.

Sabendo tudo isso, me dói no coração ver gente sendo capaz de criar fã clube para ele na internet, e mandar mensagens de apoio como “JAIR BOLSONARO PARA PRESIDENTE”, “continue com o bom trabalho”, “único deputado sério nessa casa”, dentre outros absurdos.  

Nem vou  dizer que não quero desmerecer os eleitores e admiradores de Jair Bolsonaro, porque sinceramente é isto mesmo que eu quero.

Vídeo :
http://www.youtube.com/watch?v=9kdItZoNM28
link:
"sou a favor da tortura" Diz Bolsonaro
http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/sou-a-favor-da-tortura-diz-bolsonaro-04020C9A3072D0810326?types=A

Um comentário:

  1. A questão é prioridade não acho justo um país como o nosso onde pessoas de bem vivem em situações piores que a de muitos presos; Já foi nas filas dos hospitais públicos ? Ou passeou pelo sertão nordestino ? Agora ser tratado como um rei na prisão cheio de regalias com nutricionista e creme hidratante ? Acha isso justo ? Eu trabalho pago minhas contas e não tenho essas regalias e porque eles terão as custas das pessoas ? Outra pergunta por que esse estatuto só garante direitos ? E os deveres de um preso ? Por que o estatuto não garante também a atuo-suficiência dos presídios ? Onde os presos trabalhem, eu li o projeto e só vi mordomias por que os próprios presos não lavam suas roupas nem fazem sua comida ?

    Vão continuar sendo bandidos acostumados com coisas fáceis. Você deve ser petista e o seu governo está formando vagabundos.

    ResponderExcluir