terça-feira, 4 de setembro de 2012

Revolta minha de cada dia: novos otakus e otakas na era facebook



Eu estou com um dom engraçado para reclamar ultimamente, sinto como se o tédio tivesse liberado uma habilidade que eu não tinha antes pelo simples fato de ter mais o que fazer. A greve dos professores de universidades federais está me dando a vontade de fazer textos melhores que o período de aulas não dava, resolvi fazer esse espaço aqui para que eu reclame de algum assunto em especial que esteja me incomodando. Mas como eu sempre digo, não espere pontualidade nem compromisso vindo desse blog.

Tenho percebido o aumento no número de fãs de animação oriental nos últimos tempos, percebi isso nas estampas de camisetas que vejo na rua, nos eventos de anime e, principalmente, no facebook . Costumava frequentar os eventos da minha cidade quando ainda eram feitos em associações de moradores no meio do mato com pouco mais de vinte pessoas, e eu me lembro o quão divertidos eles eram.

Queria dizer que eu não possuo o complexo hipster de deixar de gostar de uma coisa apenas porque massificou, fico até muito feliz por isso. O crescimento desse mercado incentiva as editoras  e empresas a investir nele, trazendo novos títulos de mangá para nossas bancas e dando um retorno financeiro para que os eventos sejam cada vez maiores e com melhores estruturas.

Mas por ser alguém que acompanhou o crescimento disso, não consigo não me decepcionar vendo essa “nova geração” de otakus e otakas (e eu sei que elas fazem questão de serem chamadas de otomes mesmo sabendo que nem está certo). Lembro de como o meu grupo de amigos (que mantenho até hoje) era formado basicamente de nerds viciados em videogame, animação japonesa, HQs americanos e Rock’ n Roll.

O que vejo nos adolescentes agora que passei dos dezoito anos são um bocado de pensamentos escrotos em mentes imaturas, não estou dizendo que otakus eram maduros, muito pelo contrário, ser retardado era algo até muito normal na minha época. Mas o que eu vejo são garotos que ficam de mimimi de como o Japão é superior e que eles vão se mudar um dia, enquanto se gabam de não estudar e passar o dia vendo anime (queria saber como diabos eles querem ir pro Japão), Pessoas reclamando da vulgaridade do Brasil mas compartilhando imagem da Hinata  de biquíni, acho que se é 2-D a pornografia tá valendo né .

Um pensamento muito comum nessa nova geração é o de que ser oriental é um pré-requisito para algum material artístico ser bom, assim tudo bem em meter o pau em restart ou no one direction, mas de SUPERJUNIOR ninguém pode falar. Reclama do Brasil que não tem mangá, mas é o primeiro a criticar quando QUALQUER produção nacional aparece.

Antigamente os otakus eram aquelas pessoas normais, Conscientes de sua condição de minoria, e se reuniam com seus iguais para fazer coisas divertidas. Hoje em dia otakus são adolescentes com uma necessidade irracional de auto-afirmação, cuspindo na cara do mundo: SOU OTAKU!  BAKA KAWAI ITADAKIMASU! SOU ESQUISITO MESMO! ESSE MUNDO NÃO DÁ PRA MIM! OTAKU NÃO MORRE VIRA ANIME! BRASIL É UMA BOSTA QUERO IR PRO JAPÃO! FIZERAM UM ANIME DE SUPERNATURAL, BEM MELHOR! (SEU CU)  DESLIGA ISSO, EU SÓ ESCUTO K-POP! (antigamente éramos viciados nas aberturas dos animes, mas não negávamos um bom e velho rock n roll).

Outra coisa que me deixa um pouco deprimido é em como o nível intelectual dessa gente caiu, será que só eu lembro da época que tinham aqueles fakes interpretativos onde as pessoas tinham que ter um português impecável senão ninguém nem falava com ela?. Hoje em dia só vejo comentários do tipo:
“jente di qui anime essa img eh?”
“soh os fortis intenderão rsrsrsrs”
“goku por favor mati tds os posers, kkkkkkkkkkkk”

PORRA, ESSES COMENTÁRIOS ME DÃO CÂNCER NOS OLHOS! Não tenho o português mais correto do mundo mas existem coisas que eu acho que as pessoas deviam ter vergonha de escrever. Na minha época dava pra distinguir claramente o domínio da língua portuguesa de um otaku em comparação a um funkeiro, hoje não duvidaria se o cara que vende picolé na esquina  escrevesse melhor.

E aqueles meninos de 11 anos que compartilham que não são viciado em bebida ou cigarro por causa de anime só pra mamãe ver? O que uma coisa tem a ver com a outra? Aposto que a maioria deles vai começar a beber quando fizer dezesseis anos e não vai ter nenhum anime que pare.

Na minha época tinha muito otaku estranho, tinha um cara de uma dessas lojinhas de acessórios que se tu perguntasse as horas ele ia te mostrar as ofertas  e conversar uma hora sobre cultura japonesa, era um sujeito bem estranho, mas eu aposto que ele não achava isso. Disse isso porque esses dias vi um compartilhamento no facebook dizendo: “Sou estranho, assisto anime o dia inteiro rsrsrsrs #orgulhootaku”.
PORRA MEU AMIGO! Porque cargas d’água você é estranho por ficar sem fazer nada? Você é no máximo vagabundo, e se significasse, que porra de orgulho alguém tem por ser esquisito?  Gente esquisita sequer acha que é esquisita e, se chegasse à essa conclusão, aposto que iria mudar de atitude, parece que nessa década ser esquisito é o novo it.

Tanta coisa me irrita que vocês nem fazem ideia, tipo pseudo ateuzinho compartilhando imagem do messias ser o Goku (sendo que eu aposto que tá em visualização personalizada para o papai e a mamãe não ver. Ou criança pagando de psicopata  porque assiste another, ameaçando posers com guarda chuvas (que medo).

Não dá pra generalizar, claro. Existe muita gente decente nesse cenário, e isso inclui os organizadores de eventos, da minha geração ou até mesmo uma para trás (estou falando tanto em “minha época”, “minha geração” porque, em um mundo viralizado, as gerações não são feitas mais em décadas, e sim de dois em dois anos). E também existem jovens otakus que seguem o exemplo dos mais velhos, o meu medo é que daqui a um tempo essas crianças retardadas se tornem a fôrma para as outras gerações de fãs que virão, não sei quanto tempo ainda vai durar essa onda de coisas japonesas aqui no Brasil by the way.

Eu não me considero mais um otaku mesmo, estou mais para simpatizante da causa, meus gostos mudaram um pouco, ainda acompanho algumas coisas, mas não com a mesma paixão de anos atrás, apenas me sinto na responsabilidade de dividir um pouco da minha revolta, o mundo otaku representou toda a minha adolescência, momentos inesquecíveis e amigos para uma vida inteira, queria que ele sobrevivesse dignamente, para que mais pessoas possam viver os bons anos que vivi. 

5 comentários:

  1. Incrível cara,falou praticamente tudo,eu mesmo já vi mais de 20 animes,tenho 13 anos e não me considero otaku de verdade,gosto muito de animes,porém nunca na vida fiz um cosplay ou fui em algum evento de anime,o máximo que fiz foi comprar uma edição do mangá do Naruto '-'
    Porém pretendo ir no AnimaTRI deste ano...

    ResponderExcluir
  2. Eu estava precisando saber se era somente eu que pensava assim,lembro do meu 1° evento de anime que foi meeeeeeega perfeito! o lugar era simples e praticamente escondido nos ''fundos da cidade'' tive que pedi pra meu pai me levar de carro porque não encontrei ônibus pra lá. tinha poucas pessoas mas a atmosfera era simplesmente incrível! vc sentia que todo mundo lá compartilhava o mesmo sentimento, mas olhado os eventos atuais...me sinto até ofendida pelo quanto de pessoas vão se dizendo ''otakus'' mas que nem sabem oque isso significa, a atmosfera deixou de ser de conforto e passou a ser de ilusão porque vocÊ nao consegue parar de ver os grupinhos ''dando sujas'' falando de animes/mangás e HQ'S como se fossem expert em tudo, e acima disso antigamente havia a aceitação dos gostos, agora se você falar que nao curte algum anime especifico eles já começam a te provocar,como se você fosse obrigado a gostar das mesmas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é , hoje em dia eventos de anime são lugares onde pessoas ficam se auto afirmando, assim como o facebook.
      Mas ei, que tal dar uma curtida na página do facebook? :D
      wwww.facebook.com/blogcastnoshadow

      Excluir
  3. Pois é, você tem bastante razão em várias partes. Concordo com o que você falou, mas no meu caso, os otakus odeiam K-POP e ficam me fazendo engolir The Gazette, por acaso é uma banda que eu odeio.
    Atualmente qualquer página otaku tem postagens do tipo "anime é para crianças? *insira aqui um visual novel gore*", o que me irrita profundamente.
    Tem uma coisa entre gostar e ser um fã, e outra entre enfiar goela abaixo dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas páginas de anime na maioria tem como publico otakus que gostam de ficar se afirmando, seja engrandecendo uma cultura que não conhece, seja desmerecendo qualquer coisa que não seja o mundinho que ele vive, mas é como eu digo em todos meus textos:
      Reconhecimento é bom, fama também, mas quando tem muita gente concordando sobre uma coisa, pode apostar que tem gente escrota no meio.
      Já curtiu a pagina do facebook? dá uma fezinha, mostra pros amigos, to orgulhoso de ver gente por aqui, me dá gás de continuar fazendo textos.
      www.facebook.com/blogcastnoshadow

      Excluir