quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Vida e Filosofia de alguém frustrado



A dor de cabeça causada por um misto de ócio com noites mal dormidas faz com que ele deite na cama e só escute o toque dos pés do vizinho do andar superior, esperando algum insight que faça a sua vida valer um pouco mais à pena. Precisou de apenas três minutos para lembrar de todas as suas realizações e momentos relevantes. tinha o costume de se consolar e justificar o fracasso por conta de sua pouca idade, mas veio a barba o emprego e o filho, e seus argumentos todos caíram por terra.

Sua necessidade de encontrar um sentido para a vida o persegue desde a adolescência,  caçoava da vida, do sistema e das pessoas que faziam parte de tudo isso, era um profissional quando se tratava de prometer coisas grandiosas. Aquelas músicas que falavam de revolução hoje só servem para o acordar ou para o rádio no caminho para o trabalho, palavras cheias de significado se tornam vazias quando você as repete demais enquanto nada muda.

Não se sente deprimido, como poderia? Há muito tempo já não sente mais nada, deseja se sentir deprimido apenas para ter certeza que ainda possui uma alma, um coração, alguma coisa que o mantenha vivo além do medo de morrer. Lutou tanto para que o mundo escutasse tudo aquilo que ele sentia, e hoje tudo que ele mais gostaria era que ele mesmo escutasse alguma coisa sobre si mesmo, e não escutasse apenas suas palavras ecoando, como o sapato do vizinho do andar de cima.

Não conversa mais do que o necessário com as pessoas na rua, todos os amigos sumiram, mas não da cidade muito menos da sua vista, estão espalhados como mais uma dessas pessoas sem face atravessando a faixa de pedestres na hora do rush, mais uma na multidão, com um bônus de lembranças desagradáveis. Mesmo que ninguém nunca vá pedir um conselho para ele sobre como viver a vida, eu tenho certeza do que ele responderia:

“Não procure significado na vida, porque ela não vai jogar uma filosofia transcedental na sua cara nem te dar uma fórmula mágica. Procure significado em si mesmo,  porque quando você não consegue encontrar significado, ninguém mais consegue.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário