domingo, 13 de janeiro de 2013

Sistema "Educacional" Brasileiro

Uma das coisas mais precárias no nosso país é sem dúvida a educação, ela não é só de má qualidade como também ela é usada ao meu ver de forma extremamente equivocada. Se você é aqui do estado do maranhão então é obrigado a estudar em uma escola particular, pois se  for para uma pública além de sofrer com greves e etc  também não terá um ensino de qualidade, mesmo assim só a educação precária não é o problema completo, a forma em que somos "ensinados" também está errada.

Em vários países o ensino direcionado vem dando muito certo, como no Canadá e em vários outros países com o ranking de educação elevado, no nosso país estudamos umas 15 matérias no período escolar do ensino médio e nós nem usamos um terço das coisas que estudamos nas nossas vidas. Se tivéssemos o sistema de educação direcionado muitas pessoas teriam mais prazer em estudar e com certeza teriam uma outra visão das coisas.

O problema não é só esse, a escola hoje em dia no Brasil está servindo mais como algo negativo do que positivo, as amizades feitas geralmente te levam para um caminho ruim e não existe mais vontade de estudar, eu sou um próprio exemplo de como as pessoas se corrompem na escola, eu aprendi tudo de ruim com pessoas do meu convívio escolar, que  eu poderia ter me livrado há bem mais tempo até.

A vida de um estudante do 3º ano como eu é quase uma prisão e uma espera para o tribunal, o modelo escolar te põe contra o muro e você tem que escolher entre estudar e ter um pingo de sorte para conseguir fazer um bom enem ou então não estudar nada, viver sua vida e tentar a sorte no fim do ano. Isso leva meus questionamentos sobre o próprio ENEM.

O ENEM para mim é um modelo medieval, assim como todo nosso sistema educacional... é um teste cansativo e em que nem sempre a pessoa mais inteligente realmente passa, já vi muita gente que é de fato burra e passou por SORTE e nada mais, além de que o sentido de inteligente hoje em dia é completamente falho. O Inteligente para a sociedade é aquele que só tira 10 e etc, porém se esse alguém não sabe nada sobre política, vida, arte e sobre conviver na sociedade de que vai adiantar? Vai continuar sendo ignorante com um monte de coisas. Outro problema presente é o fato dos professores não serem mais respeitados (tanto por parte dos alunos quanto do governo) é um trabalho que ninguém quer para si, é estressante e com remuneração baixa. É muito triste vê-los sendo agressivos para conseguir algum progresso em sala de aula.

O governo não investe em educação de qualidade simplesmente porque ele não quer isso, se os estudantes passarem a pensar de verdade a sociedade brasileira poderia reviver os tempos de uma juventude questionadora e que luta pelos seus direitos. Vocês acham que o governo quer isso? Das 40 maiores economias do mundo o Brasil está em penultimo no quesito educação.

Outra coisa que veio na minha cabeça agora foi o fato de nossa juventude não fazer absolutamente nada para melhorar a situação (Eventos no facebook estão no lugar dos protestos nas ruas... e o que adiantou?) é preciso ir até as ruas e protestar pelos seus direitos, protestar para termos uma educação digna e de qualidade para todos, para um ensino direcionado e para que todos nós tenhamos uma vida de fato feliz e melhor no futuro.

Façamos a diferença agora dentro e fora da sala de aula, espero que daqui a alguns anos o nosso ensino saia desse sistema ultrapassado e que todas as classes sociais tenham acesso à educação de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário