segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Tragédia de santa maria, uma postagem que eu preferia nem fazer.



Eu realmente detesto escrever sobre tragédias, deve ser  porque me enoja o jeito que a mídia desrespeita o sofrimento alheio e espreme até a última gota de audiência que aquele acontecimento pode dar. Me sinto participando disso se resolvo opinar.

Mas coisas lá pela vida no facebook me influenciaram a mudar de ideia, aqui estou.

Para quem não sabe,  houve um incêndio em uma festa em santa Maria (RS), onde mais de duzentas pessoas morreram. O caso chocou todo o país, sobretudo a população jovem, pois  foi literalmente uma situação que poderia acontecer com qualquer um.

Falando bem por cima, o vocalista da banda que estava tocando resolveu fazer alguma pirotecnia e acabou ateando fogo em tudo, somando o fato da casa de festas só possuir uma saída de emergência e apresentar itens de segurança vencidos. A sexta maior tragédia do país, e a segunda em número de mortos poderia, e deveria, ser evitada.

Toda tragédia dessa magnitude causa enorme repercussão por parte dos meios midiáticos, e não pense que eu estou reclamando disso. A difusão do acontecimento ajuda no auxílio das famílias e acorda a população e autoridades para uma fatalidade que poderá ser evitada no futuro. Mas quando toda essa atenção deixa de ser útil e agradável?

Antes de começar, que fique claro que eu entendo a dor das famílias e  amigos das vítimas, e que não julgo a empatia que se tem por estes, pessoalmente não paro de imaginar que poderia acontecer comigo ou com alguém que amo. O meu problema  vem quando se extrapola as barreiras da empatia e usa tal acontecimento para promoção pessoal.

Pessoas que sentem necessidade de afirmar que sentem luto em redes sociais ( principalmente quando não conhecem nenhum envolvido) não me incomodariam se prestassem de fato um pesar sincero, um sentimento de aflição e tristeza. Falo por pessoas que conheço, sei de gente que se usa de tragédias para que suas postagens tenham um grande número de curtir ou de compartilhar, ou para conseguir mais seguidores e RT no twitter, como se isso significasse muita coisa. Quando você fabrica um sentimento para se promover, tá faltando com o respeito com todas as pessoas que ainda perdem o fôlego de tanto chorar, que estão sem chão. (Por favor, se você não afirma luto pra se promover, essa mensagem não foi pra você)
Outra coisa que eu acho que passa dos limites é a divulgação de fotos das vítimas, pode servir pra impactar, mas você não ia gostar de ver a foto de um ente querido seu jogado no chão com o corpo semi carbonizado, para mim os números já impactam o bastante.

Não pensem que eu detesto menos a atitude de quem quer pagar de lorde das trevas 666 senhor do humor negro quando compartilha ou inventa alguma piadinha com esse tipo de acontecimento. Se fingir luto é ruim, tirar sarro com o acontecimento beira o desumano, e o mais irônico é que a maioria das pessoas que faz esse tipo de coisa quer bancar o desumano mesmo. Me recuso a colocar qualquer tipo de exemplo desse tipo de coisa, mas vocês sabem do que eu to falando.

Empatia, segundo o dicionário, é a capacidade de compreensão emocional e estética, identificação de uma pessoa com a outra. Isso todos sentimos, ver a morte de  jovens faz com que pensemos o quanto a nossa própria vida é curta, e que ninguém está imune de ser arrancado dela de forma precipitada, só de viver estamos sujeitos à morte. Temos medo de perder a vida e nos sensibilizamos quando acontece com qualquer um, mesmo que seja alguém que não se conhece. Isso não prova que você é excepcionalmente bom, só prova que é humano.

Aqui fica o meu sincero desejo de desculpas para as pessoas que se sentiram ofendidas pela minha postagem, isto foi o que eu estava pensando quando escrevi aquela frase. Espero que excepcionalmente vocês leiam isso aqui e entendam o que eu quis dizer, foi culpa minha, me expressei mal.


Um comentário:

  1. Amigo, ainda devo comentar que existiu vários comentários de xenofobia nas redes sociais...como por exemplo: Ah Porque isso aconteceu aqui no sul? Essas coisas só podem acontecer com nordestinos e tal.
    Sim isso é fato, rolou mt disso no facebook e no twitter... mas foi meio "mascarado"...e o mais miserável é ver que nós nos entristecemos e preocupamos com a tragédia, claro de forma sensata e ainda temos que lidar com esse tipo de preconceito.
    Não sei se vc já passou por algo aí em pelotas, mas só pelo fato de isso acontecer em pelo século 21 me deixa muito decepcionado com parte do povo brasileiro.

    ResponderExcluir