quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dia de consciência negra e racismo, justiça social ou assunto de bar?


Essa semana,dia vinte de novembro, pra quem não sabe, foi o dia nacional da consciência negra.  A data foi escolhida porque foi esse o dia da morte do lendário zumbi do quilombo dos palmares que, mesmo com sua controversa história  (que envolve a imagem de um líder tirano, que além de possuir escravos matava aqueles que tentassem fugir do quilombo) foi imortalizado como mártir e símbolo da luta do negro contra o sistema escravocrata.

Racismo é aquele tipo de assunto que você só pode ter uma opinião, porque tecnicamente ser a favor é crime (além de já ser babaquice por si só). Vou logo adiantar que:
-Não sou racista
-Não apoio nenhum tipo de discriminação por cor, classe social e opção sexual (mas super apoio bullying corretivo em gente idiota)
-Não sou sociólogo e nem antropólogo, portanto o que vai ser dito aqui não tem valor científico.

Diferente de alguns ativismos que já critiquei por aqui, o movimento negro tem lá o seu motivo para existir, porque alguns dos direitos que asseguram igualdade não estão presentes e, muitas vezes quando estão, não são aplicados da maneira correta. Negros ainda recebem menos salários que brancos, fora que ainda existe um pouco de preconceito da parte mais idosa do Brasil, que não consegue aceitar esse absurdo de igualdade, quem mandou nascer preto né? (favor pesquisar no dicionário o conceito de "ironia")

Mesmo assim, não dá pra negar que ser negro no Brasil e no mundo tem sido bem mais fácil do que na época do apartheid,  não existem mais demonstrações explícitas de ódio e, quando existem, são amplamente divulgadas e criticadas. É uma época bem feliz para o movimento negro, que conseguiu de maneira eficiente colocar na cabeça das últimas duas gerações que “racismo é errado e todos são iguais”. Mas o que fazer quando quase tudo está na palma de sua mão?

Tenho na minha cabeça que em todo movimento ativista existem pessoas que simplesmente se alimentam do sentimento de revolta, esquecendo de direcionar esta mesma em atitudes realmente úteis para o coletivo, se perdendo em discussões estúpidas e completamente desnecessárias, querendo mostrar que estão certos em toda discussão. Esse tipo de gente sempre me dá a impressão de que não querem que exista a igualdade plena, porque assim perderiam o que fazer nas horas vagas, perderiam o assunto no bar
.
Daí que  surge o ativista negro psicopata, aquele tipo que acha que tudo na sociedade humana, ou melhor, DO UNIVERSO, foi feito para instrumento de opressão ao negro.São do tipo que não tolera absolutamente nada, desde piadas até passagens da bíblia, e que te metem processo caso se sintam minimamente ameaçados.

O engraçado é que eu já tive um professor assim, no curso de pedagogia (é,eu já fiz pedagogia), ele era responsável pela disciplina História da educação, mas na real a disciplina dele mais parecia “História de como o negro apanha da vida desde sempre”. Não estou exagerando, ele não dava a porcaria do conteúdo programático, passava todos os seus horários tentando colocar na nossa cabeça que ser branco era ser sem graça e que os negros eram fodas, e que toda a história da sociedade MUNDIAL se resumia à “maneiras diferentes de se  subjulgar a raça negra.

A aula era um Freakshow de teorias bizarras, ele dizia que o racismo começou desde o primeiro versículo da bíblia, o que acaba gerando discussões no mínimo engraçadas:
-Deus separou a luz das trevas e viu que isso era bom, PORQUE A LUZ É BOA E O ESCURO É RUIM?? PORQUE NÃO É O ESCURO QUE É BOM??????????
-Porque no escuro a gente não vê nada professor
(silêncio)
-Fechem os olhos, pensem na figura que vocÊs tem do diabo, ele é um negão assim como eu. Não é?
( ficava visivelmente puto quando boa parte dos alunos diziam que o diabo era vermelho e carregava um tridente).
-NAO SEI PORQUE CHAMAM CABELO DE NEGRO DE CABELO RUIM, É MUITO BOM, CAI CHUVA E NEM MOLHA, RUIM É ESSE CABELO SEM GRAÇA DE BRANCO QUE MOLHA POR QUALQUER COISA.
(ainda dizia que pra ele mulher negra que fazia chapinha não era negra de verdade, liberdade mandou um beijo pra ele)

E isso é só o que eu me lembro, foi um semestre inteiro de coisa do tipo, enquanto clamava por igualdade e justiça racial, o professor não teve dó em passar por cima de qualquer pessoa que minimamente discordasse dele. Às vezes me pegava perguntando se ele era apenas alguém procurando um sentido pra própria vida vazia ou uma pessoa com algum trama muito sério de preconceito. Hoje em dia ainda não sei e nem sei se quero saber.

Mesmo que completamente exagerado, pode-se atribuir uma boa intenção ao meu ex professor, vai ver ele acha que essa é a forma correta de se lutar contra o preconceito ou sei lá. Mas o que dizer sobre aquele tipo de manifestante que não tá a fim de ver a justiça e a conscientização popular, e sim aparecer e ver o circo pegar fogo?

Recentemente mesmo ocorreu um caso do tipo com Danillo Gentilli, humorista conhecido e um dos pioneiros no Stand-up comedy do Brasil, trabalhou no programa de humor “CQC” e hoje tem o seu próprio programa de entrevistas, o “agora é tarde”. Danilo, assim como boa parte dos comediantes de stand-up, sofre de acusações e processos judiciais o tempo todo devido à sua forma de fazer humor, irreverente e explosiva, zoando tudo e todos, inclusive a si mesmo.

Um rapaz de nome Thiago Ribeiro fez um vídeo que consistia em uma montagem (porca) de alguns momentos do apresentador na televisão em entrevistas ou no próprio programa, mostrando por A+B que ele era uma pessoa racista e que não tinha a menor graça. O vídeo chega a ser engraçado  em algumas partes, como em um trecho que o Roberto Justus (cidadão de bem, humilde e trabalhador) acusa Gentilli de ser racista, sendo que, quem viu a tal da entrevista completa sabe que o Roberto Justus calou a boca mais de uma vez frente aos argumentos do jovem humorista.  Também mostra cenas do “agora é tarde”, onde o Danilo aparentemente tira sarro da cara da sua assistente porque ela é negra.

O vídeo teve oitocentas exibições em poucas horas, uma inclusive do próprio Gentilli, que tirou-o do ar por uso indevido de imagem. Ainda assim a denúncia ganhava força através do já conhecido ativismo por compartilhamento do facebook, com dezenas de comentários acalorados, e no twitter tentava-se subir uma hashtag contra o “Danilo Racista”.

Danilo aparentemente não se manifestou pelo twitter de primeira, Thiago queria uma resposta, por causa disso floodou a timeline do humorista, que a príncipio até achava que era algum seguidor engraçadinho, mas logo deu pra perceber que não era bem assim. O rapaz ficou um dia inteiro mencionando Danilo,  com coisas do tipo:

“Imagine 23% de king kongs denunciando você”
“Você que diz que fala o que pensa, se escondendo? Pq? Medo de um king Kong?”
“Sabia que existe PRINT? Pois é amigão. Cansamos dos seus crimes! A justiça tarda mas não falha”
“Vamos ver agora o que um MACACO,PRETO,NEGUINHO,KING KONG é capaz de fazer através da JUSTIÇA!”

Thiago  passou um dia inteiro se chamando de macaco, king Kong, neguinho, preto e o caralho, esperando uma resposta, até que finalmente ela veio.

Pegando essa afirmativa fora de contexto parece que o humorista não passa de um racista filho da puta, mas alguém viu o contexto? O cara encheu a timeline dele de denúncias chamando a si próprio de macaco e Danilo ainda teve a cabeça fria de responder com uma piada.

Mas foi essa resposta de Danilo que começou a circular pela internet, completamente fora de contexto, demonizando um sujeito que estava quieto na dele. Obviamente o Thiago, assim como várias das pessoas podres ativistas negras que corroboravam com aquilo, estavam querendo tirar alguém pra Judas, para ser o vilão formador de um discurso de ódio contra a população afro-descendente.

Logo depois de ter conseguido a sua  tão desejada resposta, Thiago se vangloriava via facebook
“Relaxa primo, tudo correndo conforme o plano” ou ainda
“Consegui atingir Danilo Gentilli, agora só falta derrubar!”

Thiago queria justiça? Fica difícil chegar nessa conclusão, visto que, ao invés de buscar as autoridades, que iriam de fato fazer um B.O e encaminhar o caso a tal da “justiça” que ele tanto queria, o jovem preferiu ir atrás de jornalistas. E,  ao invés de comemorar quando a justiça é feita, comemora quando aparece na mídia.

Não tenho o menor interesse em defender Danilo Gentilli, mesmo que eu seja muito fã dele, até porque o mesmo sabe muito bem fazer isso sozinho, e escreve muito melhor do que eu:
http://www.standupcomedy.com.br/danilo-gentili-desabafa-e-solta-declaracao-esclarecedora-sobre-acusacao-de-racismo/

Leia o texto, que é cheio de imagens e “provas”, e tire as suas próprias conclusões.
Você aí militante do movimento negro que pode estar me lendo, é capaz de ver esse tipo de coisa e achar esse tipo de atitude correta ou justificável? Eu sinceramente espero que não,  espero de verdade que  o que eu esteja criticando aqui sejam pessoas que não tem nada a ver com os reais objetivos da causa, que eu acredito mesmo que seja justa.

Não estava na época de zumbi dos palmares para saber se ele era o bom homem que os militantes tanto pregam ou o tal do tirano escravista assassino. Qualquer um dos dois que seja, às vezes me pergunto se ele sequer imaginava  que usariam o seu nome e a sua luta para distorções baratas, exageros e  como alavanca fácil para a fama, não tem como ter orgulho desse tipo de gente.


(eu queria fazer um texto sobre cotas no futuro, por isso não falei delas agora, mas adiantando: sou a favor SIM de cotas SOCIAIS, e não de cotas RACIAIS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário