quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Música influenciada pela mídia, poseragem e afins

      Hoje em dia é muito comum você ver jovens e mais jovens mais ligados à música e se dizendo fãs de certas bandas ( o que dependendo do tempo que você é fã da banda ou por ser fã de certo tipo de banda você é considerado um "Poser" ) e a cada dia que passa é notável uma grande mudança na sonaridade de certas bandas e isso geralmente nem é por "culpa" das bandas em si, mas pela influência que a mídia musical tem sobre elas.
      A Indústria musical prospera muito e é relativamente fácil conseguir ao menos um pouco de sucesso, porém você terá que se submeter ao que dá dinheiro e sucesso no momento, simples assim. Se você fizer uma banda de forró ou sertanejo universitário aqui aonde eu moro (São Luís) provavelmente você não terá muita dificuldade em conseguir se sustentar de música, mas se você for um músico como eu que sustenta seus valores e gostos musicais (rock, no meu exemplo) queridos amigos, digo por experiencia própria: Você irá morrer de fome.
      Tudo bem, existem muitas pessoas que também curtem rock, heavy metal e essas coisas, mas cara a chance de uma banda de rock de são luis aparecer numa tv ou ganhar um disco produzido em comparação a uma dupla sertaneja meia boca por aí chega a se considerar inacreditável.
      Na verdade não é preciso você ser um ótimo músico pra ganhar dinheiro, você só precisa tocar o que o povo quer, ou melhor, o que a mídia impõe sobre o povo.
      Voltando agora em uma escala mundial, perceba o quanto as bandas que conseguiram a fama mudaram em favor da "popularização da musica", é uma coisa alarmante e muito ruim. Me diga quando foi que você viu no top 10 da mtv uma banda de heavy metal ou rock n roll e compare com as vezes que você vê o clipe do Justin Bieber por exemplo; A diferença é incrível, (sem falar de que a mtv nem vale mais a pena ser considerada como um canal de tv com música. Minha opinião.) e tenho alguns exemplos de bandas ótimas que mudaram seus princípios musicais justamente pra alcançar um maior nível de fãs e mais dinheiro.Vou dar dois exemplos distintos, o primeiro vai ser a banda METALLICA

      Metallica foi ( sim , foi) a banda mais pesada da terra, em que apenas os "malucos" iam pros seus shows e se tratava de uma banda de Thrash Metal extremamente rápida e que tocava um som alucinante (Sim , sou muito fã do Metallica), mas se você for ver um show deles hoje você vai achar muitas pessoas diferentes e umas nem tão metaleiras assim. Por que isso? Porque o próprio Metallica se rendeu à mídia musical e depois do seu album negro de 91 eles fizeram a partir daí não discos de metal e sim de grunge e rock n' roll (Load e Reload) gêneros musicais mais explorados pela mídia da época , o que não fez a banda deixar de ser ruim, mas desagradou muitos fãs por não serem fiéis aos seus princípios, assim como os albuns St Anger ( nunca o escute, até escutar Reginaldo Rossi vale mais a pena) e Death Magnetic que continuaram com um som bem diferente, o último com algumas músicas que lembram os bons tempos, mas também com um excesso de baladinhas. Isso tudo foi bom pro Metallica, eles ganharam muito dinheiro , fama e uma nova legião de fãs, mas os fãs  "old schools"  do Metallica ficam doídos por saberem que nunca mais escutarão um novo Master Of Puppets pelo fato da própria banda não ter interesse em fazer o que fazia de melhor.

      Um outro bom exemplo (pra mostrar também minha diversificação na música) é a banda Coldplay. A banda surgiu no fim dos anos 90 e em 2000 lançou seu cd de estréia: Parachutes, que foi simplesmente um grande começo, um cd lindo, perfeito e muito...triste. Sim, a tristeza era notavelmente um destaque na banda em que usava e abusava da melancolia , porém sem deixar de ter músicas muito boas e agradáveis. O segundo cd, A rush of blood to the head (meu favorito) é tão bom quanto o primeiro, músicas muito bem feitas, arranjos "perfeitos" e a banda realmente parecia seguir esse rumo único de música..............Porém chegou de novo a indústria musical e disse:  Olha, tudo bem isso até faz um sucesso legal e tal, mas o negócio meu amigo é "agitar a parada". Feito e dito a banda começou a mudar a sonaridade para uma coisa mais comum e pop , isso gerou muitos fãs, apesar de que é notável pelo menos em uma música dos discos que vieram depois  a antiga sonaridade e o jeito Coldplay de ser ( Exemplo: Violet hill, fix you...).


     Nada contra a banda querer dar uma mudada no seu próprio som, mas mudar pra agradar o cenário geral e a indústria musical é algo para mim inaceitável, porque por isso não temos grandes variações quando ligamos a rádio, está sempre passando aquela musiquinha do camaro amarelo...poupe-me.
Terminando o texto, quero só citar uma coisa que está cada vez maior no universo musical: A Poseragem.
Uma pessoa é considerada poser geralmente por não entender muito sobre a banda que ouve e diz que gosta, mas pra mim isso é só idiotice, a pessoa é livre pra escutar o que quiser e na frequencia que quiser, só porque ela não conhece a discografia de banda "A" não significa que ela não possa curtir, ok?
Bom é isso, queria apenas expor mais esse meu sentimento sobre  o que a mídia faz com a música e pra deixar os leitores com a mente um pouco mais aberta sobre o assunto.
E se você for músico faça o que você gosta, não o que faz sucesso, toque e escute o que te faz bem.

Muita música a todos,                                             Christiano Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário