domingo, 11 de novembro de 2012

Empresas de telefonia investem para bloquear celulares piratas. (noticia +comentário)



Sabe aqueles celulares que rodam 50 chips, possuem televisão embutida e uma câmera fotográfica de 10 megapixels (pelo menos é o que diz no aparelho), os Hiphone da vida? Pois é, as empresas de telefonia móvel querem se livrar deles, e não estão medindo esforços e nem recursos para isso.

Estão sendo investidos mais de R$ 10 milhões de reais para o programa que bloqueia os celulares piratas, e ele funciona mais ou menos assim:
Cada celular possui uma espécie de “impressão digital” denominada IMEI, e a Anatel  possui um cadastro de todos os aparelhos homologados por ela. O sistema vai basicamente identificar aqueles que não estiverem na lista e bloquear o seu uso, sendo feito na hora que o usuário tentar cadastrar um novo chip (significa que se você já está usando um dos piratas não vai ser prejudicado).

“Como esses aparelhos não certificados têm baixa qualidade, acabam provocando problemas na rede e contribuem para aumentar as quedas de chamadas, o que leva a reclamações contra as operadoras”, disse Eduardo Levy, diretor-executivo do Sinditelebrasil. (esse trecho foi inteiramente colado da matéria da G1 sobre isso)

Vamos ser francos pessoal, todo mundo sabe que um bocado de empresa de telefonia móvel foi proibida de vender chips por um tempo, quase todas elas estão com a credibilidade do seu serviço bem abalada, então até que é uma ótima ideia empurrar a responsabilidade para a “baixa qualidade dos aparelhos”. Mesmo que seja esse o caso e exista uma contribuição  desses aparelhos no sinal ruim, a porca qualidade do sinal de celular no Brasil é de bem antes de quando o uso desses produtos piratas virou febre.

Eu particularmente detesto os celulares chineses, mas acho que as pessoas só usam os produtos de baixa qualidade porque as operadoras pegam pesado no preço dos aparelhos que elas vendem. Ao invés de bloquear os aparelhos, porque não vendem celulares à um preço mais acessível, ou melhor ainda, antes de gastar R$10 milhões de reais em um programa que vai lhes garantir um monopólio de vendas, porque não investir tudo isso na melhoria do próprio serviço?  já que esse é o problema. Deve ser porque não é esse o poblema.
(Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/11/operadoras-investem-em-sistema-para-barrar-celular-pirata-no-pais.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário