terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Capitalismo!$!! Críticas,prós,e opiniões dos leitores #Lucas S.Gomes

''O Capitalismo é a crença mais estarrecedora de que o homem mais insignificante dos homens fará a mais insignificante das coisas para o bem de todos'' John Maynard Keynes 

Primeiramente,antes de mas nada,vamos começar entendendo o significado do capitalismo e suas fases.

O que é o Capitalismo?

O capitalismo é o sistema sócio-econômico baseado no reconhecimento dos direitos individuais, em que toda propriedade é privada e o governo existe para banir a iniciação de violência humana. Em uma sociedade capitalista, o governo tem três órgãos: a polícia, o exército e as cortes de lei.O surgimento do capitalismo ocorreu logo após a queda do Feudalismo,que se tratava da exploração do trabalho (servos) e de terras,mas com o surgimento de novas técnicas agrícolas,e a expansão urbana,esse mesmo sistema deu o passe ao capitalismo,que está fixo até os dias de hoje.

Emílio Willems define-o como "Organização social em que as atividades de produção e distribuição, obedecendo aos princípios da propriedade privada, da competição e do lucro, conduzem a uma bipartição da sociedade em duas classes antagônicas, porém vinculadas pelo mecanismo do mercado: a dos possuidores dos meios de produção e a do proletariado industrial e rural" 

Características do Capitalismo

A maioria dos países atualmente são capitalistas,algumas de suas características são:

Possuem uma estrutura industrial completa, ou seja,possuem em grande quantidade todos os tipos de industria, tanto de bens de consumo como de bens de capital além de uma tecnologia avançada; 

Sua população urbana é maior que a rural; 
Sua agropecuária é em geral intensiva e moderna; 
São países que exportam produtos manufaturados e importam produtos primários; 

Nesses países estão situadas as sedes das empresas conhecidas como multinacionais e os grandes bancos internacionais. 




Fases do Capitalismo


Capitalismo Comercial ou mercantil: consolidou-se entre os séculos XV e XVIII. É o chamado Mercantilismo. As grandes potências da época (Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra e França) exploravam novas terras e comercializavam escravos, metais preciosos etc. com a intenção de enriquecer.

Capitalismo Industrial: Foi a época da Revolução Industrial,devido ao surgimento das máquinas,houve grande desemprego,porém mais lucro para os donos de industria.

Capitalismo Financeiro: após a segunda guerra, algumas empresas começaram a exportar meios de produção por causa da alta concorrência e do crescimento da indústria.
O capitalismo vem sofrendo modificações desde a Revolução Industrial até hoje. No início do século XX, algumas empresas se uniram para controlar preços e matérias-primas impedindo que outras empresas menores tenham a chance de competir no mercado.
Nessa época várias empresas se fundiram, dando origem as transnacionais (também conhecidas como multinacionais). São elas: Exxon, Texaco, IBM, Microsoft, Nike, etc.

''OBS: O nome transnacional expressa melhor a idéia de que essas empresas atuam além de seu país. O termo multinacional nos levava a concluir que a empresa tinha várias nacionalidades. Por esta razão, o termo foi substituído.''

A união de grandes empresas trouxe prejuízo para as pequenas empresas que não conseguem competir no mercado nas mesmas condições. Ou acabam sendo “devoradas” pelos gigantes ou conseguem apenas uma parcela muito pequena no mercado.
Visando sempre o lucro e o progresso, grandes empresas passaram a valorizar seus empregados oferecendo-lhes benefícios no intuito de conseguir extrair deles a vontade de trabalhar.
Consequentemente, essa vontade e dedicação ao trabalho levará o empregado a desempenhar o serviço com mais capricho e alegria, contribuindo para o sucesso da empresa.
Infelizmente, muitas empresas não investem em seus operários e muitos deles trabalham sem a menor motivação, apenas fazem o que é preciso para se manterem no emprego e assegurar o bem-estar de sua 
família.



Crítica ao Capitalismo segundo o Socialismo


Basicamente o socialismo denunciava o capitalismo pelo descompromisso social e econômico da coletividade; para os socialistas o enfraquecimento e corrupção estatal se torna pratica iminente no sistema capitalista, pois as grandes organizações econômicas concentram poder em demasia comprometendo a autonomia do Estado nas políticas sociais.

Além disso, a exploração do proletariado tornava-o escravo de um círculo vicioso de crescimento demográfico e depreciação do valor da mão-de-obra, onde cada vez maiores as famílias para obter maior renda na inserção da prole no mercado de trabalho desvalorizava a força de trabalho pela disparidade entre demanda e oferta.

No socialismo o Estado, se torna praticamente o único empregador e, pelo menos teoricamente, anularia toda esse aspecto negativo de exploração. Um paradoxo curioso das teorias de Marx e Engels é a de que o socialismo só poderia se sustentar e se desenvolver numa economia capitalista forte. Eles explicaram muito bem o porque, mas como isso nunca chegou a acontecer não se sabe até hoje se estavam certos.

Marx analisou a sociedade capitalista de um modo ciêntífico, mostrando que os capitalistas, detentores dos meios de produção, exploram os trabalhadores se apropriando da Mais-Valia (trabalho que o operário faz sem receber por isso o que é a maior parte do trabalho).
Gerando assim fome, miséria desigualdade, em fim, classes sociais cada vez mais antagônicas, de um lado os explorados (a grande maioria da população) e de outro os exploradores(em menor número mas com um poder econômico gigantesco). Dessa forma clara Marx expôs a o sistema de exploração capitalista, por isso Marx e os companheiros que estão nesta página são tão combatidos pela imprensa burguêsa dos países Capitalista. 


Opiniões dos leitores do blog:

Fernando Marx (marques) :

Lucas S. Gomes Segundo alguns o lado bom seria ''A estimulação pela disputa,onde cada um estaria a mercê da meritocracia,quando o cidadão mesmo de classe pobre,pode atingir seus objetivos com seu próprio esforço, e ir pra uma classe mais alta em questões economicas''
  • Fernando Marques Mas essa disputa sempre é vencida por quem já é detentor dos meios de produção. É pura balela dos jovens burgueses para sustentar o sistema deles. Em outras palavras, alienação. É muito raro ver alguém que nasceu paupérrimo e cresceu por esforço limpo e próprio.
  • Fernando Marques Fora que essa meritocracia é ridícula. Eu apoio que as pessoas são iguais e deveriam ser tratadas igualmente em qualquer situação, porém, devido a chagas históricas, tem muito preconceito, que acaba dificultando muito a situação de certas pessoas.
  • Fernando Marques E o capitalismo é tão filho da puta que se aproveita dessa situação frágil de certo grupo para tirar proveito, como o estado de Israel pros EUA. Usaram o holocausto pra pôr um parceiro no meio dos estados árabes.
  • Fernando Marques Ainda tem o lado ecológico da parada que tu manja muito bem. Inventaram o aquecimento global pra impedir o crescimento de países que eram colônias em séculos passados, e continuam insistindo nessa história mesmo com vários cientistas provando que não existe.
  • Fernando Marques O que eu tenho medo é que esses países grandes resolvam abraçar como verdade a inexistência do aquecimento global e queiram usar isso pra legitimar um desmatamento mais desmedido que o que já acontece hoje em dia.

    Laércio Diniz:

    Laercio Diniz olha, para mim o capitalismo, quando bem aplicado (o que não tá acontecendo em lugar nenhum) é uma ótima solução para que as pessoas consigam o que elas querem. o mercado é o maior provedor de bens e serviços que existe, bens e serviços estes motivados por pessoas interessadas pelo lucro. Pra mim o capitalismo (livre das amarras estadistas) usa a própria vontade de conseguir lucro das pessoas para ajudar outras, seja gerando bons serviços ou criando empregos.
    um exemplo legal que eu lembro aqui (tem vários outros) é que o governo da china tentou copiar uns softwares da google e estes ficaram PORCOS (só acho a noticia do google earth)

    Anonimo:
    cara, não posso dizer que sou a favor ou contra, porque ao mesmo tempo que nos beneficiamos dele, ele tbm nos prejudica.

    Edmar Neto:


    não tem como ser contra o capitalismo
    nós nascemos agregado a ele
    o capitalismo existe desde dos primordes onde o homem trocou um quilo de batata por 1 de beterraba
    eu sou contra aquele capitalismo que destroi
    aquele falacioso
    sou contra as desigualdades absurdas
    o capitalismo é está diretamente ligado ao indivudualismo
    mas isso n significa q podemos pensar nocoletivo
    eu sou a favor de uma sociedade mais justa e de reformas politicas
    não propriamente falando do socialismo
    pq afinal para q ele exista todos nos devemos morrer
    e depois
    surgir novas pessoas
    se o socialismo de fato fosse existir
    estaria com o socialismo
    não esse que existe em cuba ou q teve na URS
    pq aquilo era uma merda
    ''velho''

    Anonimo:

    Sou capitalista por não ver ainda um sistema político mais eficiente (existente) do que o capitalismo.

    Ivaldo Júnior:


    se ele fosse aplicado do jeito que está nos livros, seria de boa
    mas da forma degenerada que está
    sou contra
    confundiram muita coisa

    Anonimo:

    minha opinião básicamente seria
    que todo mundo fala do socialismo utópico como a coisa mais linda do mundo e bla bla bla
    e eu acho que seria viver que nem um bando de indio
    onde um filha da puta qualquer podia entrar na sua casa a hora que quisesse e pegar o que quiser
    afinal você não tem posses e tudo é público nessa porra, e meu individualismo não me permite essas coisas
    ai todo mundo perde tempo demais falando de socialismo utópico e que não foi empregado de forma correta, mas esquecem que existe um capitalismo utópico também que é bem mais bonito que essa BOSTA!
    Mas ninguém fala, ahh eu queria morar num sistema capitalisa utópico porque é lindo S2
    não sei se é porque ja tão bitolados demais com toda essa história de socialismo
    ou se é porque vivem em uma sociedade capitalisa desde sempre e sabem que é "impossível" viver em algo utópico dessa forma
    mas tudo se resume a: não importa a porra do sistema que tu empregue, seres humanos tem o poder de destruir qualquer ideia que seja pra se favorecer, pra ser melhor que todo mundoa culpa não é do sistema, é da porra do ser humano que é um bosta
    "some men just want to see the world burns"
    não tem frase que explique melhor a natureza humana que isso ai !

Nenhum comentário:

Postar um comentário