segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Um texto sobre o porte de armas..... #Laércio



Eu tenho a impressão de que ando escrevendo coisa demais pra me retratar por aqui, to pensando seriamente em fazer um fórum do blog para eu poder discutir isso com todo mundo que quiser, assim eu poupo espaço aqui e uso mais do meu tempo pra escrever coisa nova. Mas vamos logo ao que interessa:

Todo mundo aqui deve saber que, há poucos anos, houve um referendo que deixou nas mãos da opinião pública a escolha sobre o porte das armas de fogo, que eu bem lembro que tinha duas opções mal escritas: tu vota “sim” se não quer que tenham armas, e “não” se quer possuir uma. Mesmo que você diga que só se precisa interpretar minimamente as frases, sabemos que uma boa parcela da população mal sabe ler. Ainda assim,  a maior parte da população votou pelo armamento, e parece que o governo simplesmente ignorou isso. O governo ainda coloca milhares de empecilhos para que cidadãos comuns, como eu e você, possamos ter a própria arma de fogo.

A campanha do desarmamento por si só era uma bosta, o que eu mais ouço por aí é gente reclamando que alguém da família foi lá e não deram dinheiro pra ela por dizer que “o modelo da arma é muito antigo”, ora porra, se eu vim aqui pelo dinheiro, não vai dar me dar o dinheiro devolve a minha arma,que eu vou ali vender pra um traficante já que não posso ficar com ela. Fora que essa ideia de criminalizar o porte de armas  para se ganhar segurança é toda uma só idiotice, Só iria tirar as armas de pessoas que tem medo da lei, o que não é o caso dos bandidos, um delito a mais ou a menos  não faria diferença pra esses ilustres senhores, cadê segurança nisso?

Vejo muita gente que defende o desarmamento falando que “ a posse de armas deveria ser usada apenas por policiais, que são pagos para proteger as nossas famílias”. Primeiro que ninguém deveria ser dependente de ninguém na hora de proteger a família e o seu patrimônio, nos defendemos implorando pela vida e invariavelmente perdendo os bens, temos que ser passivos aos criminosos já que não temos condição alguma de “contra atacar”. E mesmo que você queira depender do estado pra ficar seguro, sabemos que essa ajuda não é lá das melhores (pra não dizer péssima), fora que a polícia não tem  como prever quando vão te roubar ou quando vão tentar te matar, não vivemos no mundo de Minority Report.  Se não te matam depois do assalto, você tem que depender da boa vontade da polícia em ir atrás do que te roubaram (que geralmente não volta).

Também vejo pessoas falando que “resistir à um assalto aumenta em muito a chance de te matarem”. Veja bem, da minha vida cuido eu, e é problema meu assumir esse risco, se você acha mais sensato não reagir, não reaja. Além disso,  mesmo que reagir com uma arma de fogo aumente suas chances de ser morto, também aumenta as chances do bandido morrer, e não é privilégio dos “assaltados” ter medo da morte, aposto um braço que  pensariam duas ou mais vezes antes de escolher uma pessoa na rua pra assaltar.
“Ah, mas isso ia facilitar a ocorrência de homicídios e crimes passionais”

 Outra burrice, quem quer mesmo matar não precisa necessariamente  de uma arma de fogo para fazer isso em crimes passionais, pode muito bem, sei lá, te jogar uma pedra ou te esfaquear com uma faquinha de cortar pão. Além disso, em homicídios mais premeditados, se o cara já escolheu assumir o risco de ser preso por matar outra pessoa, acho que não ia se importar de adquirir uma arma ilegalmente. (ainda mais porque,  comprando sem nota fiscal e dando um fim na arma depois, diminui mais ainda as chances de ser descoberto)

Achei um link da página “casa da juventude” com alguns argumentos que defendem o desarmamento.

Existem armas demais neste país. 
Estima-se que o número total de armas em circulação no Brasil seja de 17,5 milhões [Iser-Small Arms Survey, 2005]. Apenas 10% dessas armas pertencem ao Estado (forças armadas e polícias), o resto, ou seja, 90%, estão em mãos civis. Está na hora deste país se desarmar!

MEU DEUS, O ESTADO TEM MENOS ARMAS QUE OS CIVIS, QUE ABSURDO. QUER DIZER QUE O ESTADO TEM QUE SER SEMPRE MAIS FORTE QUE O POVO.
Esse é o tipo de argumento que tem  extremamente evidente a posição dos governantes ao porte de armas, um povo desarmado é um povo refém dos interesses daqueles que tem armas, sejam estes criminosos ou estadistas (difícil achar a diferença). Na verdade desarmar a população é quase sempre uma das primeiras atitudes tomadas por governos totalitários.

Ter armas em casa aumenta o risco, não a proteção. 
Usar armas em legítima defesa só dá certo no cinema. Segundo o FBI [FBI, 2001], “para cada sucesso no uso defensivo de arma de fogo em homicídio justificável, houve 185 mortes com arma de fogo em homicídios, suicídios ou acidentes”. As armas em casa se voltam contra a própria família. Os pais guardam armas para defender suas famílias, mas os próprios filhos acabam por encontrá-las, provocando-se, assim, trágicos acidentes. No Brasil, duas crianças (entre 0 e 14 anos) são feridas por tiros acidentais todos os dias. [Datasus, 2002].

As pessoas usam mais armas de fogo pra matar porque esse é o meio mais eficiente, achar que tirá-las vai diminuir os homicídios é no mínimo considerar que ninguém se matava antes de inventarem a pistola (quando sabemos que antigamente se matava muito mais, e por motivos bem mais fúteis). E esse negócio de filho achar arma é questão de incompetência dos pais, porque se até em desodorante existe “mantenha fora do alcance de crianças”, deveriam ter a mínima noção de esconder a porcaria da arma,  querem usar de exemplo pais irresponsáveis para justificar que ninguém possa se sentir seguro com uma arma em casa.          

E só pra não deixar de dar um exemplo fora do nosso país, no Canadá quase todo mundo possui uma arma (dá pra comprar armas e munições facilmente no mercado) e mesmo assim as pessoas não tem medo de sair de noite e DORMEM COM A PORTA DE CASA DESTRANCADA, Isso ficou bem claro no documentário “bowling for columbine” do Michael Moore. Cheios das armas, os cidadãos diziam se sentir seguros (também, a televisão deles mostra muito menos tragédia e assalto que a daqui, acho que não existe uma versão canadense do Datena)

 A presença de uma arma pode transformar qualquer cidadão em criminoso. 
Armas de fogo transformam desavenças banais em tragédias irreversíveis. Em São Paulo, segundo a Divisão de Homicídios da Policia Civil [DHPP-SP 2004], o primeiro motivo para homicídios é “vingança” entre pessoas que se conhecem e que não possuem nenhum vínculo com o tráfico de drogas ou outras atividades criminosas. Para se ter uma idéia, em São Paulo, as vítimas de latrocínio – matar para roubar – correspondem a menos de 5% das vítimas de homicídio. [Secretaria de Segurança Pública - SP 2004]


PUTA MERDA! Fiquei até com medo, do jeito que esse texto tá dizendo parece que armas são entidades sobrenaturais com consciência própria que aos poucos transformam pais de família em perigosos assassinos. Vou utilizar aquela frase clichê de compartilhamento de facebook para definir exatamente o meu pensamento: Armas não matam ninguém, pessoas matam.

Existem mais argumentos, o texto possui dez no total, peguei apenas os que eu julguei mais importantes (ou mais escrotos),  e o que eu pude ver em cada um dos  que li é uma coisa bonitinha chamada DEMAGOGIA, sabe o que é isso? Demagogia é a estratégia de se conseguir apoio em alguma causa utilizando, ao invés de argumentos sólidos e concisos, das emoções humanas (explora o medo dela de ser assaltada ou de perder familiares em um acidente como desculpa para proibir o uso de armas, por exemplo). Fazem isso com a desculpa de que prezam pela sua segurança, quando na verdade prezam pela própria, os deputados e governantes que apoiam o programa do desarmamento possuem carros blindados e guarda costas, ferram com a sua capacidade de se defender para que ninguém tenha a brilhante ideia de se unir e lhes atacar.

Concluo dizendo, não existe injustiça alguma em se defender, e se você acha que andar por aí com uma arma de fogo é um exagero, não ande , mas não queira tirar o direito das outras pessoas de poder fazer isso, porque aí você está sendo idiota, ou no mínimo ignorante.
links:
Documentário que eu citei: https://www.youtube.com/watch?v=7FiE3ewBHgc
10 razões pra se apoiar o desarmamento: http://www.casadajuventude.org.br/index.php?option=content&task=view&id=729&Itemid=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário