quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Sociedade da honra



Sou refém da minha dignidade, acorrentado pelo que as pessoas pensam de mim. Aprendi desde pequeno que deveria prezar pela minha honra para não passar por situações humilhantes, hoje penso no peso destas palavras, procurando  o valor desta honra nos dias em que não dormi tranquilo por coisas que eu deveria ter esquecido.

Vejo pessoas afirmando por aí não se importarem pelo o que pensam delas, mas falam em voz alta para multidões ou compartilham pros amigos na internet, não estão assim tentando provar para os outros da sua própria independência? Uma independência  então dependente do reconhecimento  alheio, aparentemente não existe liberdade se não a torno passível de aceitação pública.

Sinto-me ofendido, antes mesmo de pensar que só existe ofensa quando há um ofendido, só existe humilhação quando alguém se sente humilhado. Uma ofensa não passa de um punhado de palavras da boca de alguém, que só faz diferença porque eu me importo. Falo isso, mas não posso deixar de me incomodar, cresci e aprendi a viver na sociedade da honra, onde tem mais valor quem se importa à toa do que uma pessoa que simplesmente deixa pra lá. 

Um comentário:

  1. Será que ainda haverá um dia em que a vida de cada indivíduo terá valor? Em que as pessoas vão simplesmente aprender a se preservar e respeitar a todos os outros?
    A cada dia que passa eu vejo que estamos realmente mais próximos do fim

    ResponderExcluir