segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Destino #Lucas S. Gomes

E se sua ideia sobre tempo fosse mera ilusão? O relógio,os ponteiros e a própria noção que temos de tempo,são como efeitos físicos transmitidos ao nosso consciente,dando ideia de que o tempo passa,existe e que é de fato real. Mas vendo por outra perspectiva,o tempo pode ser uma ilusão,não no sentido literal,claro,mas vejamos um exemplo de um hamburguer :


 A endorfina liberada enquanto comemos esse maravilhoso (ou não) alimento,faz com que nossa noção sobre tempo entre em colapso,o prazer faz com que nossa perspectiva sobre tempo pare,dando a impressão de que esta tudo se passando mais rápido.

Mas vejamos por outro exemplo,se você entrasse em um daqueles videos sadomasoquistas (levando em consideração que você não gosta dessas coisas,né?) imagine como a dor faria com que você desejasse do fundo do coração que aquele momento passasse mais rápido,mas que esse efeito causasse sua lentidão?


Bem,mas se você é do tipo que gosta dessas coisas com seu parceiro(a) ...


Mas aí vai de qualquer um.. Não entrando muito em detalhes acerca de tempo,no resumo de tudo,o tempo não é algo inexistente e nem algo que existe penas dentro de nossa imaginação (em termos de impressões), ele é algo real,relativo entre vários fatores existentes,mas o ponto que eu quero (e pretendo) chegar,esta nas consequências de um mal tempo,de uma má escolha,de um passo mal dado,de uma hora perdida,um minuto menosprezado,e toda essa vertente filosófica sobre tempo,chamada ''Destino.''

Mr Nobody

Existe um filme muito interessante acerca do destino,que logo de inicio eu aconselho a todos assistir,o chamado Mr Nobody (Senhor ninguém em português),trata-se de um filme baseado nas vidas (exatamente,vidas) e escolhas de um simples homem (Jared Leto) , e que por mas que ele tenha tido essas diversas vidas,ele teria tido um mesmo fim,sendo considerado o único vivo mortal de um futuro onde todos são imortais.E na trama,mostra os possíveis relacionamentos e convivências que suas próprias escolhas poderiam trazer,seja a paixão ardente,o apego,a doença,a dependência,entre outros.Outro aspecto positivo (e também filosófico) do filme,é o Big Crunch (falarei sobre isso jaja),que no final de tudo,sendo o único mortal vivo,aconteça esse fenômeno,fazendo com que todas as suas escolhas ecoem na eternidade.



Big Crunch
Esta teoria dita que, no futuro, o universo começará a contraír-se, devido à atracção gravitacional, até entrar em colapso sobre si mesmo, havendo uma inversão no tempo retornando este a zero. Esta teoria suscita um mistério ainda maior de analisar do que o Big Bang. Alguns cosmólogos perguntam-se acerca desta teoria: E depois? Será que o Universo vai realmente acabar? Ou será que teremos um ciclo eterno de Big Bangs e Big Crunchs?

Até 1998 pensava-se que a velocidade com a qual as galáxias  se separavam iria diminuir com o tempo, devido à atracção gravitacional entre elas. Pesquisas mais recentes, baseadas em observações de supernovas extremamente distantes, comprovaram que a aceleração da expansão do universo é positiva, o que significa que a velocidade com a qual as galáxias se afastam umas das outras está a aumentar e não a diminuir como se esperava, ou seja, o Universo expende-se cada vez mais rápido e aceleradamente.
A evidência da aceleração da expansão do Universo é considerada como conclusiva  pela maioria dos cosmólogos desde 2002 e com esta descoberta a hipótese do Big Crunch sofreu um enorme revés.

Ou seja,podemos retratar esse evento mais como algo filosófico nesse texto,do que um fato que poderá ocorrer,o fenômeno ainda esta em estudo,nada foi ainda comprovado acerca disto,mas se for real,poderíamos viver nossas vidas infinitas vezes,pois sempre o universo se formaria,e se formaria de novo. Me pergunto se Deus não enjoaria de tudo isso,mas já que não sou tão crente assim,vou ficar com essa teoria de que seria um saco,e que qualquer simples fenômeno que ocorra de maneira errada,faria toda uma existência decair.

''Tome cuidado com suas atitudes,por que as mesmas ecoam na eternidade''

Mas então meus amigos,mesmo que toda essa coisa de Big crunch e tempo pareça bobagem quando isso não interfere em nada a sua vida,saiba que até mesmo em questão de tempo,somos influenciados pelo universo,o tempo aqui não é o mesmo lá,nem vai ser pode ser o mesmo,caso algum fenômeno possa ocorrer,e tais acontecimentos mechem sim com nossa vida,somos seres físicos (no momento), e todo acontecimento físico de maior,altera um sistema biológico,que altera um sistema químico.Imagine como o mundo seria sem esses acontecimentos?


O que provavelmente irá acontecer no futuro dependerá da comparação entre a atracção gravitacional e a velocidade à qual o Universo se expande. A determinação da magnitude desta atracção está relacionada com a densidade média da matéria no Universo.

No Universo Aberto,se a densidade média do Universo for inferior a um certo valor, conhecido como densidade crítica do universo, então a atracção gravitacional que lhe está associada deverá ser demasiado pequena para impedir a expansão do Universo. Diz-se que o Universo é aberto ou ilimitado.


No Universo Fechado,se a densidade média do Universo for superior à densidade crítica, o Universo deixará, provavelmente, de se expandir e começará novamente a se contrair. Esta contracção irá ser acelerada e, eventualmente, produzirá o Big Crunch, que é o inverso do Big Bang. O Universo será fechado e limitado.

No Universo Plano,se a densidade média do Universo é exactamente igual à densidade crítica. Neste caso, a expansão do Universo não irá parar e aproximar-se-á cada vez mais do limite definido. O Universo será, então, plano.



Pulando a questão cientifica,veja o que nossas escolhas,simples e definitivas,podem gerar no Universo,somos seres vivos,eterno no mundo espiritual,e eternos no mundo físico também. Em ambas as teorias (Teoria espiritual e teoria científica) abordam esse tema.


Trailer do Filme mr nobody:
http://www.youtube.com/watch?v=Fwoe6yHy0AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário